11 de jul. de 2007

OS ELETRODOMÉSTICOS

A evolução urbana e a fuga do campo vão fazer surgir, o banheiro em casa, o corredor que individualiza os quartos, a cozinha...
Com a 'revolução dos filhos' e a crescente vontade de privacidade, os quarto individualizaram-se primeiro entre pais e filhos, depois o quarto dos filhos separou os sexos: meninos x meninas, e agora com a diminuição da quantidade de filhos por família, quem pode tem um quarto pra cada filho.
A sala que primeiro abrigou o rádio sem muita recepção arquitetônica, recebeu logo depois a TV que teve lugar de destaque na sala. Esta passou a ser projetada para no mínimo receber móveis de sentar e um de suporte para ela.
A cozinha e área de serviço, confortavelmente estão dentro de casa: fogão, geladeira e pia são hoje, o mínimo. A dona de casa tem estado cada vez menos em casa, por isso, os eletrodomésticos serviram mais ao serviços de casa que a qualquer outra atividade, lavadora de roupas, de louças, secadora de roupa, freezer, microondas... O entretenimento vem logo depois. As cozinhas mais modernas, têm de abrigar tudo isso no mínimo possível de espaço, pois a individualização dos espaços é cada vez maior: quarto de estudos diferente de escritório, sala de tv separada da sala de estar, sala até pra DVD. A busca de espaços diferenciados dentro da casa, que possui área cada vez menor, é respondida e buscada pelos profissionais com espaços de uso múltiplo e com uso de tecnologias. Exemplo: sala de estar possui um armário que esconde o home theater; escritório com sofá que vira cama para hóspede...
Com o passar do tempo, a violência e a insegurança das ruas, juntamente com a revolução eletrodoméstica e depois tecnológica, faz com que o homem queira estar em casa, mas cada vez mais buscam qualidade. Surgem então os condomínios fechados de casas ou apartemeno que tentam oferecer tudo, local e equipamentos de esporte, local para festas e até a 'rua particular'.

Nenhum comentário: