11 de jul. de 2007

HABITAR...uma introdução...

ARQUITETURA, A CASCA HUMANA


Para habitar é necessário pensar. E não consegui formular ou resumir em melhores palavras que essas, que expressam essa afirmativa, por isso resolvi repassá-las aqui:

“A única possibilidade que o homem tem para ser e estar no mundo é habitando-o, nos diz o filósofo alemão Martin Heidegger.
Como o mundo em seu estado natural não é habitável, não basta ao homem sua condição individual para sobreviver. Por necessidade tem que reinventar o mundo. Inventa uma segunda pele que o proteja e lhe garanta um espaço habitável onde possa produzir e reproduzir sua vida. Uma pele que lhe propicie a comodidade, a segurança e o deleite que necessita para viver plenamente.
A essa segunda pele temos dado o nome de Arquitetura.
A função histórica e social da arquitetura tem sido a criação necessária de um espaço humanizado, um espaço feito à imagem e semelhança do homem para que este sobreviva. Um espaço que o homem possa habitar, um espaço antropomorfizado.”(1)

Os primeiros atos culturais do homem, segundo Ponce (1) citando Freud, são o emprego de ferramentas, a dominação do fogo e a construção de habitações.

(1) Ponce, Alfonso Ramírez, Pensar e Habitar, artigo disponível em: www.vitruvius.com.br/.../arq024/024_02_04.jpg de 25/06/2007

Um comentário:

Clara Luiza Miranda disse...

O texto original de Heidegger foi encaminhado a vcs por e-mail... deve ser lido e relido sempre