11 de jul. de 2007

A CASA IDEAL in music

"Casinha Branca (Gilson e Joram)
Eu tenho andado tão sozinho ultimamente / que nem vejo à minha frente nada que me dê prazer... / sinto cada vez mais longe a felicidade / vendo em minha mocidade tanto sonho perecer / eu queria ter na vida simplesmente / um lugar de mato verde pra plantar e pra colher / ter uma casinha branca de varanda um quintal e uma janela / só pra ver o sol nascer / às vezes saio a caminhar pela cidade / à procura de amizade / vou seguindo a multidão / mas eu me retraio olhando em cada rosto / cada um tem seu mistério / seu sofrer, sua ilusão / eu queria ter na vida simplesmente / um lugar de mato verde pra plantar e pra colher / ter uma casinha branca de varanda / um quintal e uma janela / só pra ver o sol nascer"
A busca da casa ideal nessa música é refúgio, como o homem da Arcádia, vai buscar na natureza, construir um abrigo físico que o acolha... o poeta lembra algo também muito importante para nós arquitetos: "cada um tem seu mistério"... portanto cada um tem a sua casa, de forma particular...
"O arquiteto é o intérprete, o fio condutor que permite que a voz arquitetônica seja escutada. Poder interpretá-la significa re-criá-la, voltar a criar, mas sem traí-la. Um arquiteto deve ter a capacidade de ouvir as vozes dos problemas a resolver, respeitar sua vontade de ser e interpretar sua música. Seria absurdo que um cantor, ao interpretar uma canção, troque a letra e a melodia originais, por querer demonstrar seu talento e capacidade. Na atualidade estes absurdos – dentro do âmbito arquitetônico – são mais do que exceções." (1)
Gente humilde (Chico Buarque de Holanda) (trecho)
"...São casas simples / Com cadeiras na calçada / E na fachada / Escrito em cima que é um lar / Pela varanda / Flores tristes e baldias / Como a alegria / Que não tem onde encostar..."
Me dei conta de que até agora, não havia falado das varandas... espaço de transição, área de descanso, área de estar, área de receber... são várias as funções admitidas a esse tipo de espaço, além é claro da proteção que permite às janelas, fachadas e acessos, ser contar que fazendo parte das fachadas, dá movimento e alegria a estas, principalmete por expor vegetação e mobiliário caracterizando sempre e informando se a casa é habitada ou não...
(1) Ponce, Alfonso Ramírez, Pensar e Habitar, artigo disponível em: www.vitruvius.com.br/.../arq024/024_02_04.jpg de 25/06/2007

Nenhum comentário: